Páginas

domingo, 8 de abril de 2012

NO MÊS DE ANIVERSÁRIO, SALVADOR É PRESENTEADA COM POSSE DE TRANSEXUAL NA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS



No dia 29 de março, mês do seu aniversário de 463 anos, Salvador é presenteada com a posse da primeira transexual na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, mostrando mais uma vez que a Bahia sabe dar exemplo de cidadania e inclusão social.
Primeira capital do Brasil, fundada em 1549, Salvador possui uma diversidade histórica e cultural, frutos da época colonial e de todas as influências de tantos povos que por aqui passaram e deixaram suas digitais por todas as partes. Uma cidade antiga e moderna, rica e pobre, com exuberantes paisagens, arquitetura ímpar. De composição étnica fruto da mistura do índio, europeus e negros, com seus costumes e tradições, são os componentes que atestam essa multiplicidade de contrastes.
Todo esse contraste gerou uma cultura que impactou de maneira positiva o povo baiano, que hoje, além da fama de festeiro e acolhedor, possui um patrimônio histórico rico em museus, teatros, igrejas. Aqui nasceu o movimento da Tropicália; o forte movimento hippie; a semente de uma sociedade alternativa; a inspiração para grandes transformações que podem até não ter germinado na cidade, mas aqui nasceram e se estabeleceram em outras partes do país.
Grandes músicos, grandes poetas, grandes escritores, grandes juristas. O baiano e mais ainda o soteropolitano possui uma mistura de tudo o que há em diversidade, talvez por isso tenha também esse jeito irreverente e ousado para sair na frente de grandes atitudes e grandes projetos sociais. É o caso, por exemplo, da fundação de primeiro grupo GGB (Grupo Gay da Bahia) por Luis Mott, que surgiu há 30 anos na vanguarda para defender, proteger e lutar pelos seus direitos.
Hoje já com várias Associações e Grupos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), Salvador foi presenteada com a escolha de Paulette Furacão, que milita pela causa há 11 anos e que pertence à Associação LGBT Laleska D’Capri, localizada no bairro de Amaralina.
Em entrevista concedida nesta terça-feira (3), Paulette informou que se descobriu transexual desde muito cedo, ainda na infância. Não teve problemas com a aceitação de sua família, mas na adolescência foi mais complicado enfrentar a escola. Passou por muitos conflitos internos principalmente o motivado pela religião, que o fazia sentir um “pecador ou algo abominável”. Ao iniciar sua militância em busca de mais informações sobre os seus questionamentos de gênero, Paulette adquiriu confiança e assumiu a sua condição de lutadora e defensora de todos aqueles que vivem o mesmo conflito.
Através de seus movimentos e participações ativas nas causas das discriminações, ela foi convidada, aos quase 26 anos de idade, para assumir dentro da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, a Coordenação do Núcleo LGBT. Tem atividades como palestras em escolas estaduais, municipais, Universidade Católica de Salvador, entre outras. Sai em defesa do Grupo, e luta ardentemente contra a homofobia que ainda é uma grande ferida social, fruto de preconceitos e desconhecimento do assunto.
Desta forma, Salvador completou 463 anos de existência e dentre as manifestações positivas ou negativas existentes na cidade no seu mês de aniversário, a posse de Paulette Furacão foi, socialmente e humanitariamente, o presente mais valioso, visto que este é um presente perene e que não se acaba ao raiar de um novo dia, muito pelo contrário, se fortalece e se instala com respeito e propriedade para combater esse cobate cruel que é o preconceito.



“A inserção no mercado de trabalho traz dignidade às pessoas. A gente sabe que, com emprego, as pessoas conseguem tocar suas vidas dignamente e melhorar sua autoestima”, afirmou Paulette.

Segundo a nova Coordenadora, “Já percebemos que o Brasil está atrasado nas políticas públicas para o seguimento LGBT. Mas isso vai começar a mudar. Eu quero perder rapidamente o título de única. Até hoje nunca houve uma oportunidade para uma travesti dentro de um órgão do governo na Bahia, principalmente para um cargo com tamanha importância.”.

Nenhum comentário: