Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

PROVOCANDO CONHECIMENTO EM ANO DE ELEIÇÃO



Há poucos dias recebi um texto interessante, no qual o autor (desconhecido!) explanava sobre o Conhecimento e a Sabedoria. Para ele, o Conhecimento é somatório das informações que se adquire, é a base daquilo que se chama Cultura.

O Conhecimento pode ser adquirido sem que haja a necessidade da experiência fora dos livros e das teorias. Pode-se tornar culto àquele que se enclausure, por exemplo, em uma biblioteca.

A Sabedoria por outro lado, é o reflexo da experiência, da prática, seja pela observação ou pela utilização dos conhecimentos. Para ser Sábio é preciso ousar, ponderar, amar, respeitar e ouvir a própria vida. E o que é a vida senão o conjunto de experiências vivenciadas por uma organização natural que engloba os reinos animal, vegetal e mineral?

Segundo Aristóteles, o homem é um animal político. E nesta organização que chamamos vida, estamos nós, os animais políticos sem saber ao certo como exercer essa política, sem ter o conhecimento mais aprofundado do significado desta palavra. Política tem tudo a ver com Poder, e este poder se expande por diversas áreas e de diferentes maneiras, seja poder econômico, ideológico ou poder político.

Vivemos neste século uma espantosa aceleração do conhecimento, principalmente o tecnológico, e mais ainda na área da comunicação integrada da internet e suas redes sociais. Isso é um paradoxo, por que têm seus benefícios e seus malefícios, a socialização e a dessocialização, mas isso é para outro debate.

Estamos em ano eleitoral....e precisamos começar a adquirir conhecimento para saber Fazer Política. Fazer é um verbo que consegue ser: transitivo, intransitivo e reflexivo, com inúmeros significados como: dar existência ou forma a; executar uma ação; conceder (graça ou mercê); transformar-se em; atingir um objetivo.

É preciso primeiro saber: quem somos, o que queremos e para onde queremos ir. Depois escolher dentre tantos significados, qual a forma do “Fazer” que adotaremos para alcançar o objetivo idealizado.

Às vezes na busca desnorteada pelo conhecimento, fazemos de tal maneira desorganizada, que é como se iniciássemos uma viagem e nos encantássemos tanto com a estrada que acabássemos esquecendo para onde estávamos indo.

Apesar da aceleração do Conhecimento, principalmente através das tecnologias em constante evolução, precisamos agora saber utilizar a Sabedoria. Somos um país relativamente “jovem” em comparação aos países do velho mundo, mas já estamos bastante calejados e suficientemente preparados para sermos Sábios.

Como sermos Sábios em ano de eleição? Utilizando os conhecimentos, devidamente filtrados para mudar o estado de coisas em que vivemos. Repartir o conhecimento que temos com aqueles que ainda não o conseguiram ou não o discerniram. Quando dividimos, estamos multiplicando.

Desta forma, a melhor maneira de se Fazer Política, é através da busca do conhecimento, da utilização responsável de informações, do debate equilibrado e respeitoso e principalmente, pela aplicação da Sabedoria no ouvir, no pensar, no agir e no concluir.

Por isso, sejamos Sábios!

Um comentário:

Beth De Leo disse...

Além de suas sugestões de fazer política, trago outra: entender que em grupo temos mais força e exercemos melhor a cidadania. Resgatar este estar junto que a Ditadura varreu do Brasil.