Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Matéria sobre entrevista coletiva com pré-candidato


Texto: Maria Del Carmen B Mendez



ALA JÓVEM DA POLÍTICA PRETENDE ACABAR COM OLIGARQUIAS NA BAHIA.

Em entrevista coletiva aos alunos de jornalismo da Unime Paralela nesta terça-feira, o pré-candidato Gusmão Neto, expõe o seu projeto de intenções para a cidade de Una, sul da Bahia, convocando desta forma o espírito inovador e perscrutador dos futuros jornalistas.

A cidade de Una no sul da Bahia está situada a sessenta quilômetros de Ilhéus. Uma cidade com 1.160 km² e aproximadamente vinte e seis mil habitantes, sendo que destes, 75% são eleitores.
O município de Una é também um santuário ecológico, talvez o maior da América Latina, pela sua biodiversidade. A diversidade ambiental de Una permite a coexistência de várias espécies de animais, contendo, inclusive, espécies ameaçadas de extinsão. Dentre esses ambientes, estão a Reserva Biológica de Una (Ecoparque de Una), constituída de mata atlântica e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Araraúna (Lençóis Belgas).
Na mata Atlântica estão presentes o mico-leão-de-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) e a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), estes dois últimos ameaçados de extinção, e no mangue o guaxinim (Procyon cancrivorus) e o sagui (Callithrix kuhli).
Existem cerca de noventa espécies de aves, dentre elas o maçarico (Tringa sp.) e o gavião-carcará (Polyborus plancus). Na praia, o sabiá-da-praia (Mimus gilvus), única espécie endêmica da restinga,entre muitos outros.
Destaque também para quatro espécies de tartaruga-marinha ameaçadas de extinção: tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata), verde (Chelonia mydas), cabeçuda (Caretta caretta) e olivácea (Lepidochelys olivacea).
A fauna marinha é rica em peixes, entre os quais o robalo, a tainha e a pescada - no canal e próximo da praia; o cação-martelo, o dourado, o marlin-azul, o sailfish  e o atum - na região oceânica.
Os invertebrados mais importantes são caranguejos como o guaiamum, encontrado em terreno seco, o uçá, o aratu, o siri-do-mangue e os chama-maré, no mangue; o grauçá e o siri-da-areia, na praia.
     E se não bastassem essas preciosidades ecológicas, a cidade de Una, possui a ilha de Comandatuda, paraíso turístico que atrai milhares de turístas de alto poder aquisitivo, o ano inteiro, só que isso parece não ter sido suficiente para o desenvolvimento social, urbano, educacional da população unense.

DEJAIR BIRSCHNER

Administrada pelo prefeito Dejair Birschner, em seu terceiro mandato, o município parece pertencer a uma verdadeira oligarquia. Basta se dizer que das nove secretarias, cinco são ocupadas por parentes em primeiro grau do atual prefeito, ou seja, o nepotismo parece ser totalmente liberado e impune.
O Portal da Transparência do Governo Federal atesta ter repassado para o municipio o valor de R$ 23.712.843,54, só este ano, e no entanto o que se vê na cidade é um total abandono, com hospital sem médico, sem enfermeiros; as escolas sem material e sequer carteiras compradas pelo municipio; falta de viaturas e de efetivo policial para as demandas da cidade; falta de saneamento básico, o que gerou o grande transtorno com as fortes chuvas deste anos, levando a um prejuízo agrícola incalculável, sem contar com os desmoronamenos de casas na zona urbana. Mas afinal, para onde vão os recursos da cidade? Sabe-se que o municipio tem uma receita mensal de aproximadamente quatro milhões e com uma folha de pagamento que mal chega a dois milhões. Onde está o dinheiro? Onde ele está sendo empregado?
          Também não é segredo para ninguem que o atual prefeito de Una, responde por vários processos, inclusive o de assédio sexual, corrupão de menores e estupro, contra tres crianças filhas de lavrador, que estranhamente retirou a queixa quando o Ministério Público entrou na investigação. Como o errado um dia sempre aparece, foi descoberto que o prefeito havia subornado o lavrador com a quantia de R$ 400,00 para que ele retirasse a queixa.
          Estranhamente a audiência com data prevista para dia 04 de agosto deste ano, foi adiada, mas sem justificativa. Circula na internet vídeos do prefeito desacatando policiais em uma blitz, na qual a polícia cumpria o seu papel em prol da segurança dos cidadãos, mas o prefeito vociferava dizendo que ele (o policial) prendia em um dia e ele (prefeito) soltava no outro.

GUSMÃO NETO

          De acordo com o pré-candidato Gusmão Neto, jóvem de 26 anos, os dias desta oligarquia estão sendo contados, pois se depender de seus projetos de intenções para o município e para a população unense, um novo tempo de transparência e reconstrução do municipio está a caminho.
          Gusmão afirma que antes mesmos de existir a possibilidade de sua candidatura, ele desde muito cedo, como filho da cidade, sempre participou ativamente dos movimentos sociais do município, principalmente junto à colonia dos pescadores da região.
Filho de político ativo na cidade, Gusmão Neto é hoje o presidente do PMDB no diretório regional, e diretor da força jóvem do PMDM nacional. É jornalista, sócio de uma rede de notícias chamada Teia de Notícias, na internet, mas é também diretor de uma empresa de comunicação.
         Apesar da pouca idade e de não possuir a experiência parlamentar, Gusmão transmite muita maturidade e disposição para mudar o rumo da história de sua cidade natal.
Junto aos alunos de jornalismo da Unime Paralela, se submeteu a uma série de perguntas sobre seus planos, suas idéias, suas intenções políticas para o municipio de Una.
Projetos e intenções não lhe faltam. Apoio político também parece que não, inclusive o pré-candidato afirmou seu desejo e já a negociação com o lider do PT na região para tentar uma parceria, uma coalisão. Mostrou enfaticamente um entusiasmo muito grande quanto a um projeto de levar para Una uma indústria de reciclagem que, além de tratar a questão do meio ambiente, ainda geraria um grande número de emprego para o municipio, que segundo ele, tem um número elevado de jóvens que não têm trabalho, laser, assistência social, o que tem gerando uma grande evasão desses jóvens e ainda pior, têm sido um alvo muito fácil para as drogas.
Falando em drogas, o candidato foi enfático também ao alar do abandono da cidade no que diz respeito à segurança Pública. Não há número suficiente de eletivo para cobater a violência que agora está intalada na cidade. Segundo ele, em tempos passados, se podia deixar as portas e janelas das casas abertas, mas hoje, nem fechada há segurança. Sem contar com o tráfico tomando conta da região.
Gusmão falou ainda sobre desemprego, saúde, turismo, depoluição do rio, que é fonte de renda dos moradores, entre muitos outros assuntos.
O projeto de parceria com a Universidade Federal de Santa Cruz de Cabrália, parece um excelente plano para a renovação dos ecosistemas, bem como a garantização da preservação do meio ambiente que é, em verdade, um patrimônio da humanidade.
Bastante solícito e simpático, dono de um carisma inegável, o candidato já teria garantido nesta entrevista alguns votos e provavelmente alguns cabos eleitorais.
Resta agora esperar e torcer para que tudo o quanto foi informado, que todos os projetos sejam viabilizados e que todos os resultados venham mesmo a acontecer, e não seja mais um discurso político para chegar ao poder.
Como jornalista que é, o jóvem candidato irá experimentar a sensação de deixar de ser pedra para ser vidraça.
Que os ventos soprem a favor e que mais uma oligarquia indescente seja sepultada. A Bahia merece, o Povo merece.

Nenhum comentário: